quinta-feira, dezembro 28, 2006

Missa de Natal

No dia 25 de Dezembro o Grupo Vocal Trítono, a convite da Paróquia de S. Pedro, animou a Missa Solene do dia de Natal na Igreja de S. Francisco, sendo acompanhado ao Órgão por Rafael Reis.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Participação no Concerto de Natal - Sé de Évora

O Grupo Vocal Trítono e o Coro "Trítono" Juvenil tiveram o prazer de participar no concerto de Natal organizado pela Fundação Eugénio de Almeida no dia 21 de Dezembro, na Sé de Évora. No final da actuação da orquestra e da solista, interpretaram canções tradicionais de Natal.

Concerto de Natal no Lar dos Pinheiros

A ACT teve oportunidade de colaborar novamente com o Lar dos Pinheiros, mediante uma intervenção do Coro "Trítono " Juvenil e do Ensemble de Guitarras na festa de Natal que se realizou no dia 20 de Dezembro. Como sempre, os nossos jovens artistas foram muito bem recebidos e tiveram ocasião de partilhar a sua alegria e juventude com os idosos presentes e os seus familiares.

In paradisum III

A convite da Câmara Municipal de Estremoz, o projecto "In Paradisum" realizou um concerto de Canto Gregoriano no Castelo de Évoramonte no dia 17 de Dezembro, por ocasião das comemorações do aniversário deste monumento histórico. As cantoras foram aplaudidas entusiasticamente por todos os presentes.

Cante ao Menino - Cuba

Acedendo mais uma vez ao gentil convite do Grupo Etnográfico "Amigos do Cante", o Grupo Vocal Trítono, o Coro "Trítono" Juvenil e o Ensemble de Guitarras da ACT participaram no Cante ao Menino, que se realizou na Igreja Matriz de Cuba no dia 16 de Dezembro.

Festa de Natal - Residência Universitária

A convite da direcção da Residência Universitária situada junto ao Campo do Juventude, o Coro "Trítono" Juvenil e o Ensemble de Guitarras participaram na Festa de Natal desta casa a 13 de Dezembro. Foi um serão bastante animado e agradecemos o convite.

Audição de Natal


Ainda na tarde de 10 de Dezembro, na Antiga Fábrica da Música, realizou-se a Audição de
Natal da ACT, na qual actuaram 30 alunos do nosso Centro de Artes. Estiveram representadas as seguintes classes: Guitarra, Ensemble de Guitarras, Piano, Técnica Vocal, Formação Musical, Coro Juvenil.

Missa Solene - S. Francisco

O dia 10 de Dezembro foi repleto de actividades para os professores e alunos da nossa Associação. O Coro "Trítono" Juvenil e o Ensemble de Guitarras da ACT, juntamente com as suas professoras, animaram a Eucaristia Solene na Igreja de S. Francisco, às 12h. O convite foi feito pela Paróquia de S. Pedro, em colaboração com a Associação A Nossa Âncora.

Concerto do Grupo Vocal Trítono em Mértola

A convite da Câmara Municipal de Mértola, o GVT realizou um concerto de Música Sacra e de Natal, integrado no Programa "Artes de Palco" da Delegação Regional de Cultura de Évora. Este evento teve lugar no dia 9 de Dezembro, no Museu de Arte Sacra desta localidade. Estamos gratos pela forma calorosa como fomos acolhidos, tanto pela autarquia como pelo público que encheu a sala.

In paradisum II


O projecto "In Paradisum" apresentou-se pela segunda vez no Hotel "Convento do Espinheiro" no dia 7 de Dezembro. Este grupo feminino da ACT executou um repertório de Canto Gregoriano na Igreja de Santa Maria do Espinheiro.

Natal Clássico 2006


No dia 6 de Dezembro, o GVT participou em mais um Natal Clássico, a convite da Câmara Municipal de Évora, tendo a honra de iniciar este ciclo de prestigiados concertos que animaram as noites natalícias eborenses. O concerto teve lugar na Igreja de S. Vicente e ainda se tornou mais especial por coincidir com a inauguração da Exposição de Presépios organizada pela "Oficina da Terra". Foi muito emocionante para todos nós termos oportunidade de cantar rodeados de obras tão belas como as que o Tiago e a Magda apresentaram nesse dia.

In paradisum I

No dia 27 de Novembro estreou no Hotel "Convento do Espinheiro", com o nome "In Paradisum", um novo projecto de Canto Gregoriano feminino da ACT.

Concerto em memória das vítimas das estradas

A convite da Associação GARE e da Câmara Municipal de Évora, o Coro "Trítono" Juvenil participou, no dia 19 de Novembro, no concerto em memória das vítimas das estradas, realizado no Teatro Garcia de Resende. É a segunda vez que participamos neste evento.

GVT canta pela Cruz Vermelha

Em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, o GVT apresentou-se no dia 10 de Novembro no auditório da Universidade de Évora, num concerto de angariação de fundos para esta instituição, em conjunto com outros grupos da nossa cidade.

Festival de Outono 2006


Mais uma vez, a Associação Cultural «Trítono» teve a honra de organizar o Festival de Outono, que este ano contou com o seguinte programa:
Sábado, dia 14 de Outubro, pelas 21h30, na Igreja de S. Francisco realizou-se o Concerto de Polifonia Sacra pelo Orféon «Virgen de la Escalera» de Rota, Cádiz, Espanha, que já recebera o Grupo Vocal «Trítono», em Rota.
Este coro, que tantos aplausos arrebatou à assistência, também esteve presente na eucaristia dominical da Igreja de S. Francisco no dia 15, às 12h.
No Domingo, dia 15 de Outubro, pelas 17h30, na Antiga Fábrica da Música efectuou-se a Actuação dos GigaBombos do Imaginário, um primeiro contacto com esta instituição, que esperemos que se transforme numa frutuosa amizade.

Curriculum dos grupos referidos:

Orféon «Virgen de La Escalera» - Rota, Cádiz

É dirigido por Severiano Alonso Álvarez e conta com 45 coralistas. Foi fundado em Rota em Março de 1982 sob o patrocínio da Fundação Alcalde Zoilo Ruiz Mateos. Pertence à Federação Provincial de Coros da Andaluzia, à Confederação Andaluz de Corais (COANCO), à Confederação Coral Espanhola (COACE) e à Federação Europeia EUROPA CANTAT.
Este coro actuou em quase todas as localidades da província de Cádiz e realizou concertos nas províncias de Albacete, Álava, Almería, Alicante, Astúrias, Ávila, Badajoz, Barcelona, Burgos, Ciudad Real, Córdova, La Coruña, Huelva, Huesca, Granada, Jaén, León, Murcia, Navarra, Palencia, Pontevedra, Segóvia, Sevilla, Soria, Tenerife, Teruel, Toledo, Valladolid, Viscaya, Zamora e Zaragoza.
No estrangeiro, fez digressões por Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Áustria.
Participou em vários programas de televisão e da rádio, nomeadamente, na T:V:E:, Canal Sur e COPE.
Obteve vários prémios entre os quais se destacam:
- A melhor interpretação de Habaneras – Prémio «Francisco Vallejos», no XXVII Festival Internacional de Habaneras e Polifonia de Torrevieja, Alicante.
- O terceiro prémio e a Lira de Bronze, no XXV Certame da Canción Marinera de San Vicente la Barquera (Santander).

GigaBombos do Imaginário

GigaBombos do Imaginário assenta numa proposta de aproximação das novas gerações a práticas musicais e artísticas inspiradas nas tradições culturais do povo português. Gigantones, cabeçudos, bombos e gaitas foram secularmente paisagem plástica e sonora de encontro festivo, celebrando um espaço de prazer estético e artístico, em encontro de gentes. Enraizada na terra e num tempo longínquo que projecta a nossa identidade e memória, os GigaBombos são ainda protagonistas de uma atitude de encarar as práticas culturais da tradição como forma de alicerçar um sentido de futuro. Pertencem à Associação Cultural do Imaginário, cuja clara vocação de serviço público se traduz em diversificadas opções no domínio das artes do espectáculo, procurando contribuir na formação crítica do gosto, componente essencial do desenvolvimento intelectual e na construção de identidade e coesão social.

Este festival é apoiado pela Câmara Municipal de Évora, Paróquia de S. Pedro, Fundação Eugénio de Almeida e Seminário Maior de Évora.

sábado, dezembro 02, 2006

Grupo Vocal Trítono em Redondo


A convite da Câmara Municipal de Redondo e com o apoio da Delegação Regional da Cultura, o GVT actuou no dia 7 de Outubro, no Centro Cultural desta localidade, por ocasião da entrega de prémios do Concurso Literário "Hernâni Cidade". O grupo foi acompanhado ao piano por Sónia Charrua e interpretou algumas Canções Regionais Portuguesas com arranjo de Fernando Lopes-Graça e outros temas do repertório contemporâneo internacional.