sexta-feira, setembro 28, 2007

Início do ano lectivo 2007/2008



A Associação Cultural Trítono já retomou as suas actividades, dando início ao ano lectivo 2007/2008 no início do mês de Setembro, com a abertura das matrículas. Este ano contamos com algumas actividades novas, bem como com actividades já existentes em anos anteriores, no nosso Centro de Artes:

- Guitarra Clássica
- Guitarra Eléctrica
- Baixo Eléctrico
- Violino
- Órgão
- Órgão Electrónico/Teclado
- Piano
- Bateria
- Acordeão
- Bandolim
- Teatro
- Danças de Salão
- Sevilhanas
- Coro Feminino
- Pintura
- Canto
- Técnica Vocal
- Formação Musical
- Música para bebes
- Hip-hop
- Kizomba
- Yôga
- Oficina dos Pequeninos (Expressão Dramática, Dança Criativa, Inglês, ATL)
- Francês
- Inglês
- Espanhol (por prof. espanhol)
- Espanhol para Empresários (por prof. espanhol)
- Análise e Técnica de Composição
- Atelier de Dança Criativa
- Atelier de Escrita
- Acústica
- Coro Juvenil
- História da Música
- Música de Câmara

Se ainda não estás matriculado não percas tempo e aparece às 2as ou 4as das 18h às 20h na antiga "Fábrica da Música" e fala com algum dos responsáveis.






Workshops de Verão - Workshop de Bateria

No passado dia 15, a antiga "Fábrica da Música" voltou a receber um workshop. Desta vez foi o workshop de Bateria, conduzido pelo prof. João Aleixo que dinamizou todos os presentes. Os participantes ficaram a conhecer alguns aspectos teóricos do instrumento, mas também houve a parte prática tão esperada por todos, que puderam assim contactar com um instrumento tão complexo, mas tão falado actualmente. Mais uma vez a boa disposição e o divertimento marcaram lugar nesta iniciativa ACT.

Workshops de Verão - Workshop de Sevilhanas

Decorreu no passado dia 8 de Setembro mais um workshop da ACT, na antiga "Fábrica da Música", com o apoio da CME. Desta vez a tarde foi animada por um workshop de "Sevilhanas" dirigido pela prof.ª Amélia Mendonza, que mostrou mais uma vez o seu reconhecido mérito nesta área, motivando bastante os participantes. E ao som de ritmos castelhanos, todos vibraram com mais esta iniciativa da ACT.
Este workshop serviu também de apresentação da nova classe da ACT: Sevilhanas, leccionada pelo prof.ª Amélia Mendonza.


Workshops de Verão - Workshop de Danças de Salão

Decorreu no dia 1 de Setembro na antiga "Fábrica da Música" um dos workshops de Verão da ACT apoiados pela CME. O tema foram as "Danças de Salão" e o workshop, dirigido pela prof.ª Sónia Silva, teve bastante adesão por parte do público, contando com 17 participantes que puderam durante 2 horas dar um bom passo de dança e ficar a conhecer outros estilos ensinados pela prof.ª Sónia. Foi uma tarde bastante animada onde todos se divertiram bastante.
Mais uma vez, este ano a ACT tem nas suas actividades a classe de Danças de Salão.

Workshops de Verão - Workshop de Plantas Aromáticas


No dia 1 de Junho realizou-se na Antiga Fábrica da Música o primeiro dos Workshops de Verão, subordinado ao tema: “Plantas Aromáticas”.
O Jovem formador, João Fialho, fez uma apresentação teórica sobre as principais plantas aromáticas alentejanas, as suas características, propriedades, utilizações e modo de conservação, passando depois à parte prática, na qual os participantes tiveram oportunidade de se deleitar com os aromas das muitas ervas disponíveis.
Ficou a vontade de repetir a experiência e de continuar a valorizar este património natural, tão importante para a nossa saúde e para a nossa gastronomia.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Actuação da ACT na Feira de S. João











No passado dia 1 de Julho a ACT actuou, pela 2a vez, no palco do Sítio J da feira de S. João. Desta vez a participação da nossa associação contemplou 2 momentos diferentes. No primeiro momento o Coro "Trítono" Juvenil, o Ensemble de Guitarras Clássicas e alunos das classes de Guitarra Dedilhada, Técnica Vocal, Bateria e Bandolim interpretaram, em conjunto vários temas conhecidos que aqueceram o ambiente e divertiram todos os presentes. No segundo momento a classe de Danças de Salão da prof.ª Sónia animou todos os presentes ao interpretar de forma magnífica vários estilos.
Por fim, alunos, pais e professores confraternizaram num jantar convívio na Horta das Laranjeiras onde a alegria e a diversão reinaram.

Actuação da ACT na Feira de S. João

Como já é hábito de outros anos, também este ano a Associação Cultural Trítono actuou na Feira de S. João, na cidade de Évora. Assim, no dia 26 de Junho pelas 21h, a classe de Guitarra Dedilhada, o Ensemble de Guitarras Clássicas da ACT e o Coro "Trítono" Juvenil presentearam o público do Sítio J com um agradável concerto. A aluna Sofia Silva da classe de Guitarra Dedilhada interpretou "Zamba de Vargas", o aluno João Fialho da mesma classe interpretou "Romance", de seguida, os dois, em dueto, interpretaram "Wild World" e por fim vários alunos desta classe interpretaram "Imagine". Seguiu-se a participação do Coro "Trítono" Juvenil e Ensemble de Violas Clássicas que interpretaram vários temas conhecidos como "Cada lugar teu" e "Restolho" de Mafalda Veiga, "Não há estrelas no Céu" de Rui Veloso, "Anzol" dos Rádio Macau, "Foi Feitiço" de André Sardet, e músicas de outros interpretes como "Hoy", "Muda de Vida", "Guantanamera" e "Secretamente".

Participação da ACT no Sítio J

Como aconteceu no ano passado, também este ano a ACT esteve presente no Sítio J. Neste espaço divulgámos actividades do nosso Centro de Artes, Workshops de Verão e esteve também presente uma mostra de fotografias de várias actividades bem como alguns trabalhos da classe de Pintura da prof.ª Isabel Silva.
Para além disto, os nossos artistas e professores dinamizaram o espaço com ensaios e aulas abertas de vários instrumentos.

terça-feira, setembro 18, 2007

Audição Final 3º Período




Realizou-se no passado dia 23 de Junho a audição final do ano lectivo 2006/2007 da ACT. A Sala de Espectáculos na antiga "Fábrica da Música" estava lotada pois o público que compareceu à nossa audição foi em grande número. A tarde estava quente mas aqueceu ainda mais com os ritmos contagiantes dos dançarinos da classe de Danças de Salão da profª Sónia Silva, que presenteou todos os presentes com uma grande actuação da sua classe. Também estiveram presentes na audição as classes de piano, órgão, violino, guitarra clássica, guitarra eléctrica, entre outras.
Por último o público vibrou com a actuação conjunta das classes de guitarra clássica, guitarra eléctrica, bateria, coro "Trítono" juvenil e técnica vocal que interpretaram em conjunto algumas musicas bastante conhecidas como "Hoy", "Não há estrelas no céu" ou "Anzol".
Gostaríamos de agradecer a todos os alunos, professores, instituições e outros que colaboraram connosco neste ano lectivo que agora termina.

Festa dos Santos Populares no Lar dos Pinheiros

Mais uma vez a ACT, com o seu Coro "Trítono" Juvenil e o Ensemble de Guitarras clássicas, colaborou com o Lar dos Pinheiros, na Festa dos Santos Populares do passado dia 15 de Junho. Como sempre, a boa disposição reinou e o convívio entre os nossos jovens e os idosos é de salutar.

segunda-feira, setembro 10, 2007

7 Maravilhas





No dia 26 de Maio a Associação Cultural Trítono teve o prazer de participar, a convite da Câmara Municipal de Évora, na promoção da nossa cidade para o concurso "7 Maravilhas de Portugal" patrocinado pela TVI. A actuação da ACT consistiu em 2 momentos musicais, transmitidos pela TVI enquanto decorria a cerimónia oficial de entrega do diploma de participação da cidade. No primeiro momento o Coro "Trítono" Juvenil e o Ensemble de Guitarras da ACT interpretaram "Loucos de Lisboa", enquanto no segundo momento o aluno João Fialho da classe de guitarra clássica da professora Filipa Teles interpretou, a solo, a peça "Romance".
Agradecemos, assim, o convite para a participação num evento que tanto promoveu a cidade de Évora.

domingo, setembro 09, 2007

Conselho Municipal da Juventude

A Associação Cultural Trítono, na pessoa do seu representante da Juventude, João Fialho, participou no dia 11 de Maio no Conselho Municipal da Juventude nos Paços do Concelho, onde se discutiram, entre outros assuntos, a participação da ACT na Feira de S. João.

Cantigas de Maio

Os alunos João Fialho e Sofia Silva, alunos da classe de guitarra clássica, e Vânia Figueiras, aluna da classe de coro Juvenil, representaram, no dia 4 de Maio, a Associação Cultural Trítono no espectáculo "Cantigas de Maio", realizado na Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora, como tributo a Zeca Afonso. O grupo interpretou os temas: "Secretamente", "Loucos de Lisboa" e "Cada lugar teu".

sexta-feira, setembro 07, 2007

Audição Final 2º Período
















Decorreu na tarde do passado dia 24 de Março a Audição Final de 2º Período da ACT na antiga "Fábrica da Música". Várias classes estiveram presentes, como a classe de Danças de Salão, o coro "Trítono" juvenil, o Ensemble de Guitarras, entre outras, apresentando o trabalho desenvolvido até à data. Desde já ao público presente endereçamos os nossos agradecimentos por mais uma vez terem assistido ao nosso espectáculo.

Missa - S. Francisco

A animação da Missa dominical do passado dia 18 de Março na Igreja de S. Francisco esteve a cargo do coro "Trítono" juvenil acompanhado pelo Ensemble de Guitarras da ACT.

Baptizado - S. Francisco

No dia 24 de Fevereiro, o coro "Trítono Juvenil" e o Ensemble de Guitarras da ACT, juntamente com as suas professoras, foram os responsáveis pela animação musical no baptizado realizado na Igreja de S. Francisco.