sexta-feira, dezembro 22, 2006

Festival de Outono 2006


Mais uma vez, a Associação Cultural «Trítono» teve a honra de organizar o Festival de Outono, que este ano contou com o seguinte programa:
Sábado, dia 14 de Outubro, pelas 21h30, na Igreja de S. Francisco realizou-se o Concerto de Polifonia Sacra pelo Orféon «Virgen de la Escalera» de Rota, Cádiz, Espanha, que já recebera o Grupo Vocal «Trítono», em Rota.
Este coro, que tantos aplausos arrebatou à assistência, também esteve presente na eucaristia dominical da Igreja de S. Francisco no dia 15, às 12h.
No Domingo, dia 15 de Outubro, pelas 17h30, na Antiga Fábrica da Música efectuou-se a Actuação dos GigaBombos do Imaginário, um primeiro contacto com esta instituição, que esperemos que se transforme numa frutuosa amizade.

Curriculum dos grupos referidos:

Orféon «Virgen de La Escalera» - Rota, Cádiz

É dirigido por Severiano Alonso Álvarez e conta com 45 coralistas. Foi fundado em Rota em Março de 1982 sob o patrocínio da Fundação Alcalde Zoilo Ruiz Mateos. Pertence à Federação Provincial de Coros da Andaluzia, à Confederação Andaluz de Corais (COANCO), à Confederação Coral Espanhola (COACE) e à Federação Europeia EUROPA CANTAT.
Este coro actuou em quase todas as localidades da província de Cádiz e realizou concertos nas províncias de Albacete, Álava, Almería, Alicante, Astúrias, Ávila, Badajoz, Barcelona, Burgos, Ciudad Real, Córdova, La Coruña, Huelva, Huesca, Granada, Jaén, León, Murcia, Navarra, Palencia, Pontevedra, Segóvia, Sevilla, Soria, Tenerife, Teruel, Toledo, Valladolid, Viscaya, Zamora e Zaragoza.
No estrangeiro, fez digressões por Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Áustria.
Participou em vários programas de televisão e da rádio, nomeadamente, na T:V:E:, Canal Sur e COPE.
Obteve vários prémios entre os quais se destacam:
- A melhor interpretação de Habaneras – Prémio «Francisco Vallejos», no XXVII Festival Internacional de Habaneras e Polifonia de Torrevieja, Alicante.
- O terceiro prémio e a Lira de Bronze, no XXV Certame da Canción Marinera de San Vicente la Barquera (Santander).

GigaBombos do Imaginário

GigaBombos do Imaginário assenta numa proposta de aproximação das novas gerações a práticas musicais e artísticas inspiradas nas tradições culturais do povo português. Gigantones, cabeçudos, bombos e gaitas foram secularmente paisagem plástica e sonora de encontro festivo, celebrando um espaço de prazer estético e artístico, em encontro de gentes. Enraizada na terra e num tempo longínquo que projecta a nossa identidade e memória, os GigaBombos são ainda protagonistas de uma atitude de encarar as práticas culturais da tradição como forma de alicerçar um sentido de futuro. Pertencem à Associação Cultural do Imaginário, cuja clara vocação de serviço público se traduz em diversificadas opções no domínio das artes do espectáculo, procurando contribuir na formação crítica do gosto, componente essencial do desenvolvimento intelectual e na construção de identidade e coesão social.

Este festival é apoiado pela Câmara Municipal de Évora, Paróquia de S. Pedro, Fundação Eugénio de Almeida e Seminário Maior de Évora.

Sem comentários: